Artigo: Ministério dos Leitores – a voz de Deus na nossa voz

Compartilhe esta notícia:

Por: Paulo Cesar Cedran*

Num movimento iniciado a partir de 2022, mais precisamente, no caso de nossa Forania de São Sebastião, no dia 06 de novembro, ocorreu naquela data, a Formação Diocesana para leitores na Forania de São Sebastião. Esse evento teve espaço na Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo, situada à Praça Dr. José Pires de Goes, s/n – Centro, no distrito de Monte Alto.

Realizada pela Comissão Diocesana para a Liturgia, a formação contou com dois momentos distintos: o primeiro, propriamente formativo e o segundo, mais voltado à parte espiritual. Nesse momento formativo, foram apresentados documentos voltados à formação litúrgica do povo de Deus, dentre eles, um breve relato da Carta Apostólica Desiderio Desideravi – sobre a formação litúrgica do povo de Deus.

Nela, o Papa Francisco partilha reflexões sobre a liturgia à luz da constituição apostólica – Sacrosanctum Concilium, que possibilitou a reforma litúrgica pós conciliar. Assim pontifica, a referida constituição, em seu artigo 29: “Os que servem ao altar, os leitores, comentadores e elementos do grupo coral desempenham também um autêntico ministério litúrgico.

Exerçam, pois, o seu múnus com piedade autêntica e do modo que convêm a tão grande ministério e que o Povo de Deus tem o direito de exigir.” (CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA SACROSANCTUM CONCILIUM, 1963). Imbuídos do espírito presente no Concílio Vaticano II, que prioriza no contexto de formação litúrgica, o exercício piedoso do leitor e a instrução dos fieis,  a comissão diocesana também nos apresentou, por meio do professor Oscar Alves da Silva Junior, o documento 108 da CNBB – Ministério da Celebração da Palavra, que reafirmando os princípios do Concílio Vaticano II, ainda delega aos bispos diocesanos, a competência para oferecer os elementos que permitam levar adiante, o ministério da palavra e, por conseguinte, dos leitores em suas respectivas comunidades.

O segundo momento, ficou a cargo do padre Ermínio Ignácio dos Reis, pároco da Sé Catedral Nossa Senhora do Carmo e Assessor Diocesano para a Liturgia. Padre Ermínio aprofundou o mistério litúrgico ao longo do Antigo Testamento e sua nova dimensão, a partir do mistério pascal do Cristo – Centro da nossa vida litúrgica cristã.

Dessa formação de 2022, trazemos para o dia 18 de fevereiro de 2023, a grata satisfação de celebrarmos a Santa Eucaristia e recebermos do nosso bispo diocesano, de Jaboticabal, D. Eduardo Pinheiro da Silva – SDB, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição Montesina, a benção e o envio dos leitores das quarenta e cinco paróquias de nossa diocese.

Nessa celebração ocorrida no primeiro domingo da quaresma, D Eduardo, destacou a importância do exercício desse ministério na igreja, na qual Deus nos fala aqui e agora, na celebração que proclamamos a leitura por meio do ministério de Sua palavra partilhada nas missas.

Num espírito aderente à campanha da fraternidade de 2024, com o tema: Fraternidade e Amizade Social e o lema: Vós sois todos irmãos e irmãs (Mt 23,8), D Eduardo conseguiu no Santuário da Virgem Montesina, fazer cumprir a profecia do profeta Elias que conclama: “Alarga o espaço de tua tenda”. IS 54,2, ao fazer dessa celebração um momento em que podemos reconhecer uma igreja que é: “(…) uma morada ampla, mas não homogênea, capaz de dar abrigo a todos, que deixa entrar e sair (cf. JO 10,9), e, em movimento, para o abraço com o Pai e com todos os outros membros da humanidade.

Alargar a tenda exige acolher outros no seu interior, dando espaço à sua diversidade”. (MANUAL CAMPANHA DA FRATERNIDADE, 2024, p. 67). Que façamos do ministério de leitores, um verdadeiro espaço de acolhida e serviço à comunidade em nossas celebrações, para que todos sejamos irmãos e irmãs em Jesus Cristo. 

*Paulo Cesar Cedran, Paulo Cesar Cedran é Mestre em Sociologia, Doutor em Educação Escolar, Docente do Centro Universitário Moura Lacerda – Ribeirão Preto (SP).

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: